a partir de Macbeth de William Shakespeare
Os Fidalgos . Guiné-Bissau
Envolvida num ambiente de magia e superstição, esta tragédia de Shakespeare conta a história de Macbeth, um nobre escocês. Macbeth e o seu amigo Banquo encontram-se com três bruxas que prevêm que o primeiro irá tornar-se rei da Escócia. Obcecado por esta previsão e com o apoio da mulher, Macbeth mata o rei para cumprir a profecia.
Naquela altura quem matasse um rei estava condenado a uma morte trágica. Macbeth e a sua mulher começam a agir de forma estranha, em parte por causa daquilo que ele tinha feito, mas também porque a partir desse momento nunca mais conseguem ter uma noite de sono completa.
Tudo à sua volta parece ameaçar a sua conquista do trono e, para terminar com as suas suspeitas, Macbeth mata dois dos seus homens. Os seus esforços falham e ele é morto.
Se Shakespeare tivesse nascido em África a história de Macbeth nunca poderia manter-se igual. Os Fidalgos propõem-se apresentar uma versão livre, uma africanização desta tragédia.
|
M Transportes, 13 Dez, 24h00 e 14 Dez, 15h00
ficha técnica
encenação Andrzej Kowalski
elenco António Tchantchalam, André Luis Mendes, Djamila Vieira, Domingos Gomes Marques, Fernando Jorge, Helena Sanca, Ilesa Afonso da Costa, Jorge Quintino Biague, Lídia Domingos da Silva, Mussa Camará, Osvaldina Adão e Sofia Laura Rodrigues
|