apresentaçãomemóriaagendacentro de documentação e informaçãodestaqueediçõesconexões

1997
1998
1999
2000
2001
2002
2003

VI Estação da Cena Lusófona
Centros de Intercâmbio Teatral

CIT Bissau

CIT S. Tomé

Criação Artística
Formação
3º Estágio Internacional de Actores
Centro de Documentação e Informação
Edições

 
centro de documentação e informação
No ano de 2003, e em conformidade com o planeado no ano anterior, foram realizadas as seguintes actividades:

a) Mudança de instalações para a Rua António José de Almeida
Embora não estando prevista, a todavia, mudança de instalações do escritório da Cena Lusófona ditou, em consequência a mudança do CDI. Deste modo, o Centro de Documentação e Informação passou a funcionar e a ocupar três salas nas amplas instalações, embora provisórias, da Rua António José de Almeida.
A estrutura dos espaços do CDI é, actualmente, a seguinte:
1. Na sala poente funciona o escritório do CDI, o que significa que é nela que se procede ao tratamento documental automático, bem como ao atendimento dos utilizadores.
2. Na sala nascente está instalada a documentação impressa especializada, em sistema de livre acesso às estantes, sendo nela possível fazer leitura de presença para um utilizador.
3. Existe uma terceira sala onde estão concentrados os documentos em suporte vídeo, bem como todos os aparelhos de leitura de audio e vídeo.

b) Aquisição de documentos
No que se refere ao processo de rotina de aquisição de documentos no domínio do teatro e das artes cénicas, catalogaram-se e editaram-se na web cerca de 400 novas referências catalográficas relativas a livros, revistas e cassetes vídeo, os quais passaram a integrar a colecção do CDI as quais passaram a estar disponíveis para consulta e leitura.
Prosseguiu, também, o trabalho de catalogação e armazanamento do suporte em papel, digitalização e edição selectiva na Web de fotografias, as quais documentam, em grande parte, as actividade e a acção da Cena Lusófona. Estimam-se em cerca de 200 novas imagens processadas.

c) Aquisição de consumíveis, materiais de acondicionamento e de sinalização
No âmbito do trabalho de realização da rotina de processamento técnico da documentação e da informação, houve um investimento considerável nos seguintes tipos de materiais: consumo (etiquetas para cotas, filmes de protecção das mesmas); de sinalização (porta-títulos, expositores para prospectos); acondicionamento (serra-livros, cofres para CD, embalagens de poliuretano inerte para fotografia, caixas de cartão).

d) Atribuição de uma bolsa-estágio
Após a análise curricular, tiveram lugar, em Março, as entrevistas para selecção e atribuição de uma bolsa/estágio a um aluno finalista de Ciências Documentais. O objectivo era reforçar a equipa técnica do CDI, pois previa-se, entre outras iniciativas, a realização das acções de formação nos países da CPLP, além de 2003 ser ano de organização da Estação da Cena Lusófona em Coimbra. Como resultado final, a bolsa foi atribuída à licenciada em História, e finalista em Ciências Documentais, opção de Arquivo, Sónia Estrela.

e) Formação externa no âmbito dos países da CPLP
Foi realizada formação local na área de arquivo e bibliotecas nos Centros de Intercâmbio Teatral de São Tomé e Bissau (tratado mais adiante no ponto dos Centros de Intercâmbio Teatral)

g) Organização da Estação da Cena Lusófona em Coimbra
Documentos preparados para a realização da Tertúlia de Dramaturgos

1. Currículos dos dramaturgos: Aimar Labaki, Naum Alves de Souza, Cleise Mendes, Cunha de Leiradella, Abel Neves e José Mena Abrantes.
2. Recolha de textos que foram lidos e comentados durante as seis sessões da Tertúlia
· Cunha de Leiradella – O homem calado
· Abel Neves – Além as estrelas são a nossa casa
· Naum Alves de Souza – Aquele ano das marmitas
· Cleise Mendes - Marmelada: uma comédia caseira
· Aimar Labaki – Cordialmente teus
· José Mena Abrante – A órfã do Rei (excertos) e Na Nzuá e Amirá



   

 

 

Início