apresentaçãomemóriaagendacentro de documentação e informaçãodestaqueediçõesconexões

1997
1998
1999
2000
2001
2002
2003

VI Estação da Cena Lusófona
Centros de Intercâmbio Teatral

CIT Bissau

CIT S. Tomé

Criação Artística
Formação
3º Estágio Internacional de Actores
Centro de Documentação e Informação
Edições

 
CIT - Formação na área de biblioteca
Em conformidade com o plano para o ano de 2003, segundo o qual se previa a criação e a abertura da estrutura de biblioteca que integra os centros de intercâmbio teatral da Cena Lusófona, tiveram lugar, em Bissau, e depois na cidade de S. Tomé, as duas primeiras oficinas de formação sobre organização de biblioteca.
A equipa técnica responsável pelo CDI elegeu como objectivo geral a atingir pelos formandos que participaram nestas oficinas, o seguinte: a compreensão prévia de qual deve ser o papel da biblioteca teatral, no âmbito do CIT, sabendo para este efeito utilizar as técnicas fundamentais de organização de biblioteca, tal como aquelas que se referem à catalogação e classificação de monografias. Tratava-se de um objectivo muito ambicioso, designadamente, tendo em linha de conta dois aspectos: o facto de as acções de formação se concentrarem numa só semana útil, em 2 sessões diárias, cada uma de três horas; além de que havia a preocupação de colocar as pessoas a trabalhar o mais possível com os livros, de forma a desenvolver e a aplicar as técnicas de processamento documental. Ora, havia ainda que contar com as debilidades do sistema de ensino daqueles países, e com as fragilidades inerentes às infra-estruturas locais de informática e de telecomunicações.
Porém, a adesão registada no número dos inscritos nestas acções e o entusiasmo colocado pelos formandos, em qualquer um destes países, revelou desde logo, o êxito que estas iniciativas envolveram. Assim, as oficinas que foram pensadas e dirigidas para serem frequentadas, sobretudo, por pessoas ligadas ao teatro e às artes cénicas, acabaram por incluir devido à adesão que suscitaram, formandos ligados a outras instituições nacionais de ensino e cultura dos países onde elas tiveram lugar.
Como objectivos específicos a atingir pelos formandos de cada oficina no final da acção, pretendia-se que estes desenvolvessem competências que lhes permitissem, o seguinte:

1. Reconhecer a natureza diversa dos serviços de biblioteca;
2. Distinguir os diferentes circuitos técnicos de uma biblioteca;
3. Reconhecer as necessidades de cada utilizador;
4. Expor ideias sobre o papel da biblioteca teatral;
5. Catalogar uma monografia com a ajuda das normas;
6. Indexar, classificar e cotar uma monografia, através da Classificação Decimal Universal e da Classificação de Teatro e Artes Cénicas da Cena Lusófona



   

 

 

Início