apresentaçãomemóriaagendacentro de documentação e informaçãodestaqueediçõesconexões

1997
1998
1999
2000
2001
2002
2003

VI Estação da Cena Lusófona
Centros de Intercâmbio Teatral

CIT Bissau

CIT S. Tomé

Criação Artística
Formação
3º Estágio Internacional de Actores
Centro de Documentação e Informação
Edições

 
centro de intercâmbio teatral de bissau
A Cena Lusófona estabeleceu uma parceria com a Acção para o Desenvolvimento (AD), uma ONG sediada no Bairro do Quelélé em Bissau, o que possibilitou, desde logo, a abertura de uma sala de ensaios e de apresentação de espectáculos para os grupos da capital guineense.
Desde o início de 2003, os agentes teatrais passaram também a ter ao seu dispôr uma biblioteca teatral e um espaço de encontro e debate com ligação à internet e acesso ao acervo do CDI da Cena Lusófona.
Com estes dois pequenos passos foram criadas as condições, ainda que provisórias, para a entrada em funcionamento Centro de Intercâmbio Teatral.
O Centro abriu com a organização de uma oficina técnica de iluminação, orientada pelo moçambicano Elias Macovela, de 21 de Junho a 5 de Julho de 2003. Ainda neste ano, Andrzej Kowalski orientou uma Oficina do Actor da qual resultou um espectáculo em co-produção com “Os Fidalgos”, que estreou em Dezembro na Estação da Cena Lusófona.
A Associação de Moradores do Bairro do Quelélé já decidiu a cedência de terrenos para a construção de raiz do Centro de Intercâmbio Teatral de Bissau, assunto que será objecto de protocolo entre a AD, a Direcção Geral de Cultura, a própria Associação de Moradores, a Cena Lusófona e representantes dos agentes teatrais guineenses, negociações a reatar logo após as eleições previstas para Março de 2004.

   

 

 

Início