apresentaçãomemóriaagendacentro de documentação e informaçãodestaqueediçõesconexões

1997
1998
1999
2000
2001
2002
2003

VI Estação da Cena Lusófona
Centros de Intercâmbio Teatral

CIT Bissau

CIT S. Tomé

Criação Artística
Formação
3º Estágio Internacional de Actores
Centro de Documentação e Informação
Edições

 
o lutador
texto colectivo
Os Fidalgos . Guiné-Bissau

“O Lutador” é uma peça de teatro musical colectiva dos Fidalgos, que se pode adaptar tanto ao contexto guineense como internacional, porque é um exemplo nítido do exôdo rural para as cidades ou do fenómeno migratório de Países subdesenvolvidos para os ditos industrializados/desenvolvidos. Mas a realidade é que essas pessoas vão à procura de melhores condições sócio-económicas.
“O Lutador” retrata uma forte tradição do mito à volta dos videntes (homens grandes sábios encarnados pelos irãs) que podem decidir o futuro de alguém. Alegando o nascimento de um sobredotado numa tabanca (aldeia) doente, estes confirmam que haverá uma tragédia se o Lutador não deixar a tabanca. Isto levou uma tabanca inteira a reunir-se para encorajar o Lutador a arrumar as suas bagagens e seguir o seu destino para a cidade. A chegada à cidade não é o que ele esperava e está bem longe de todos os seus sonhos, deparando-se com inúmeras dificuldades.
Cansado da cidade resolveu voltar para a tabanca, doente e sem recursos. A sua chegada e a sua morte foram quase simultâneas e, assim, morreram os sonhos de uma tabanca desenhada por um vidente. Durante a cerimónia fúnebre (toca choro) nasce um outro Lutador.


Museu dos Transportes, 12 de Dezembro, 15h00

ficha técnica
coordenação Andrzej Kowalski
elenco Amélia da Silva, António Tchantchalam, André Luis Mendes, Djamila Vieira, Domingos Gomes Marques, Fernando Jorge, Helena Sanca, Ilesa Afonso da Costa, Jorge Quintino Biague, Lídia Domingos da Silva, Mussa Camará, Osvaldina Adão e Sofia Laura Rodrigues

 

   

 

 

Início