A Cena Lusófona encontra-se provisoramente sediada no número 2, da Rua António José de Almeida, em Coimbra, sendo expectável que em 2015 se mude para as novas instalações, no Pátio da Inquisição.

As obras de recuperação da Ala Central do Colégio das Artes, tiveram início em finais de 2012, após vencida a fase de concurso preparado pelos serviços técnicos da autarquia, e foram concluídas em finais de 2013.

ProjectoCdi_1

A obra foi financiada pelo programa “+ Centro”, no âmbito do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), na sequência da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Coimbra e aprovada no mês de Maio de 2009. O projecto de recuperação do edifício, que fica paredes-meias com o Centro de Artes Visuais e junto ao Teatro da Cerca de São Bernardo, tem a assinatura dos arquitectos Eduardo Mota e José Martins.

Para além da sede e dos escritórios, o projecto inclui instalações para o Centro de Documentação e Informação, a abrir mais espaço para livros e actividades e a melhorar as condições de trabalho dos utilizadores. No último piso, uma sala polivalente servirá para acções de formação e para um programa regular de actividades da Cena Lusófona.