O Centro de Documentação e Informação da Cena Lusófona, inaugurado em Setembro de 1997, é um centro de recursos especializado na aquisição, processamento, gestão e difusão da documentação e informação, no âmbito do teatro e das artes cénicas, relativas ao espaço cultural ocupado pelos países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

estante

(Foto: Augusto Baptista)

Este centro de recursos pretende apoiar as actividades que se relacionam com a promoção do intercâmbio teatral, a realização de co-produções, o apoio à investigação e à edição, o ensino e a formação, de forma a auxiliar todos aqueles que recorrem aos seus serviços no processo de transformação da informação em conhecimento.

Possui actualmente um acervo documental considerável, organizado em livre acesso, e constituído por publicações periódicas, livros, fotografias, cassetes vídeo e outros materiais.

O catálogo online disponibiliza a Biblioteca do CDI, assim como, duas outras bases: a Imagoteca (que apresenta uma exposição permanente com cerca de 270 imagens de espectáculos, co-produções e espaços cénicos) e a base do Instituto de Teatro Paulo Quintela (acervo de teatro que foi colocado à guarda da Cena Lusófona e que foi catalogado em 2011, no âmbito do "Apoio às Pequenas Bibliotecas Públicas", da Fundação Calouste Gulbenkian).

Actualmente, o CDI pode ser visitado mediante marcação prévia, feita pelos contactos da Cena Lusófona (cenalusofona@gmail.com / +351 917 667 808).