apresentaçãomemóriaagendacentro de documentação e informaçãodestaqueediçõesconexões

1997
1998
1999
2000

Circuito Teatral Lusófono
O Pranto de Maria Parda
Supernova
Salvesave
Grupo Tapa
Navalha na Carne
A Serpente
Corpo a Corpo

Fórum

Exposição: "Artes performativas de S. Tomé e Príncipe: Tchiloli e Auto de Floripes"


Colóquios

Seminário de Dramaturgia sobre José Vicente
Colóquio "novas dramaturgias"
Encontro "Porto Alegre em Cena"

Projecto Especial
Viagem ao Centro do Círculo
Quem Come Quem

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Exposição fotográfica: "Artes performativas de S. Tomé e Príncipe: Tchiloli e Auto de Floripes

A Exposição fotográfica “Artes Performativas de S. Tomé e Príncipe: Tchiloli e Auto de Floripes”, de Augusto Baptista, resulta do apoio da Cena Lusófona à Semana Cultural de S. Tomé, organização da Associação Cultural de S. Tomé e Príncipe. Esta iniciativa insere-se num quadro mais vasto de colaborações que a Cena Lusófona tem vindo a fomentar e a desenvolver com as associações de comunidades lusófonas existentes no país.
Ao mesmo tempo, este tipo de exposições, permite mostrar ao público em geral o vasto acervo fotográfico que a Cena Lusófona tem sobre as manifestações performativas nos vários países da CPLP.

“O Tchiloli e o Auto de Floripes, autos bastante diferentes no texto e na representação, dizem ambos respeito a episódios das andanças maravilhosas de Carlos Magno e seus cavaleiros.
Como Floripes foi parar ao Príncipe e o Marquês de Mântua a S. Tomé, como, num e noutro lado, floresceram as representações, isso seriam contas de um rosário largo. Fiquemo-nos pelas imagens. Pequena amostra da ampla recolha que realizei em 1996 e 1997, no âmbito da Cena Lusófona, nesta selecção prevaleceram critérios documentais. Apesar disso, o conjunto dá uma pálida imagem da realidade. E talvez não tanto por defeito do registo: há lugares e coisas que, verdadeiramente, só lá indo, se vêem.”
Augusto Baptista

 

Início