agendadestaque_r.JPG (5590 bytes)


Sala de Imprensa

Comunicado de imprensa – 22/Novembro/2002

Nota de Imprensa

Cena no Café com José Luís Peixoto


O Café Santa Cruz, na Baixa de Coimbra, vai ser palco no dia 25 (segunda-feira), pelas 22 horas, de mais uma sessão cultural Cena no Café, uma organização da Cena Lusófona - Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral que, desta feita, traz ao encontro do público conimbricense o universo ficcional de um dos mais importantes valores recentes da literatura portuguesa, José Luís Peixoto.
Em foco estarão as duas últimas obras do autor, o romance Uma Casa na Escuridão e o livro de poemas A Casa, A Escuridão. Este serão no Santa Cruz será complementado com a projecção do vídeo A Casa e a Escuridão, de Eduardo Condorcet.
Para além da presença do escritor, que estará disponível para um debate/conversa com o público presente, esta Cena no Café contará com o contributo de Cristina Robalo Cordeiro, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que fará uma breve apresentação das obras em destaque.

Sobre o Autor

José Luís Peixoto nasceu em 1974 em Galveias, concelho de Ponte de Sor. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, foi professor do ensino secundário e é colaborador regular de vários jornais e revistas como o DNA (Diário de Notícias), Jornal de Letras ou a Topic Magazine (Universidade de Cambridge), entre outros.
Em 2000, publicou a ficção Morreste-me e, logo a seguir, o romance Nenhum Olhar, que fez agitar o panorama literário português e foi finalista dos prémios da APE e do PEN Clube, acabando por ganhar o Prémio José Saramago. Foram estes dois livros que, já traduzidos e publicados em quatro línguas e em negociação para várias outras, lhe garantiram o lugar que hoje ocupa como um dos jovens romancistas nacionais de maior destaque.
O livro de poesia A Criança em Ruínas, lançado em 2001 e com edições sucessivas, constituiu um novo êxito de público e de crítica.
Tendo representado Portugal em diversos eventos literários internacionais (Paris, Madrid, Frankfurt, Zagreb, entre outros), foi em 2002 o primeiro autor português convidado para a residência de escritores Ledig House em Nova Iorque, encontrando-se já a preparar o seu terceiro romance. (Foto do escritor em anexo - foto de Adriana Freire)

retroceder

In�cio