agendadestaque_r.JPG (5590 bytes)


Comunicados de imprensa

Comunicado de imprensa – 20/Junho/2002

Nota de Imprensa

Fidalgos estreiam primeira produção em Bissau

O recém-criado grupo de teatro guineense, Os Fidalgos, estreia hoje a sua primeira peça, em co-produção com a Cena Lusófona. Trata-se de um espectáculo de cariz musical, intitulado “O Lutador”, com base em texto escrito pelo novo colectivo da Guiné-Bissau, e sob a coordenação de Andrzej Kowalski, encenador e realizador polaco radicado em Portugal, que em representação da Cena Lusófona tem acompanhado este projecto desde a sua génese, em finais de 2001. A companhia é formada, essencialmente, pelo elenco de actores e músicos locais que habitualmente trabalha com o consagrado cineasta guineense Flora Gomes. A estreia de “O Lutador” tem lugar hoje à noite, pelas 21h00, no Centro Juvenil do Bairro de Quelélé, contando com o apoio inestimável da Associação de Moradores desta zona da capital da Guiné-Bissau.


Este espectáculo foi possível também graças à cooperação com a ONG local Acção para o Desenvolvimento, que entra, desta forma, no universo de parcerias da Cena Lusófona. No caso em apreço, há a destacar o trabalho conjunto, principalmente entre estas duas últimas instituições, no sentido da recuperação e adaptação de um novo espaço de teatro em Bissau, convertendo o referido Centro Juvenil num equipamento cultural adequado para posteriores espectáculos ou ensaios teatrais, aberto aos grupos da Guiné, que têm na falta de espaços uma das suas maiores carências.

É de salientar que, com o “O Lutador”, a nova companhia inaugura um marco na história das Estações da Cena Lusófona, sendo a primeira vez que a Guiné-Bissau estará representada nesta nossa grande montra das dinâmicas teatrais que se vão desenvolvendo nas oito nações de língua portuguesa. O grupo de actores que irá representar a Guiné à nossa próxima Estação constitui a base do espectáculo hoje apresentado ao público de Bissau, sendo constituído por: Jorge Quintino Biague; Amélia da Silva; Osvaldina Vaz Gomes Adão; Pedro Dias; Verónica da Conceição Gomes; Helena Sanca; Maika Augusto Baio; Domingos Gomes Marques; Juliano Semedo; António Augusto Tchantchalam; Indira Pinto Monteiro; Mussa Camarra; Elizabete Gomes Dias e Fernando Jorge Barreto Costa. O espectáculo ficará em cena em Bissau até data indefinida.

retroceder
In�cio