agendadestaque_r.JPG (5590 bytes)


Comunicados de imprensa

12 de Agosto de 2002

Nota de Imprensa

Galiza na Estação/Festival Gravana 2002 em São Tomé


Pela primeira vez na história das Estações da Cena Lusófona, a Galiza estará presente, com uma das mais férteis e populares tradições teatrais daquela região espanhola, actualmente em grande ascensão. Falamos dos “conta-contos”, artistas que recuperam os valores da narração oral, contando e encenando histórias, contos ou monólogos teatrais a “solo”. Amanhã será a vez da Estação/Festival Gravana 2002 receber um dos mais prestigiados e produtivos conta-contos galegos, Candido Pazó, actor, autor, encenador, guionista de televisão, e narrador oral, nascido em Vigo em 1960, mas com actividade centrada em Santiago de Compostela. O artista galego sobe ao palco do Teatro Marcello da Veiga, em S. Tomé, pelas 21h00.

A participação de Candido Pazó nesta Estação traduz um dos passos que a Cena Lusófona está a dar no sentido do aprofundamento das afinidades, principalmente linguísticas e culturais, entre a grande comunidade lusófona e a Galiza.

Entretanto, a programação da Estação/festival Grava 2002 prossegue com a sexta sessão do Fórum-Espaço de Encontro, núcleos de reflexão e debate em torno das artes performativas, amanhã dedicado a um encontro com actores sãotomenses, pelas 15h00 no Arquivo Histórico local.

Depois do espectáculo de Candido Pazó, o Teatro Marcello da Veiga será ocupado pelos ritmos musicais de São Tomé e Príncipe, a cargo do grupo Unisom com a participação do Grupo de Dança da Direcção Geral da Cultura deste país africano lusófono, que este ano recebe a Estação da Cena Lusófona, em associação com o Festival Gravana 2002, até dia 18 de Agosto.

retroceder

In�cio