agendadestaque_r.JPG (5590 bytes)


Comunicados de imprensa

2 de Agosto de 2002

Nota de Imprensa

Estação da Cena Lusófona em S. Tomé e Príncipe

A Cena Lusófona - Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral realiza, de 4 a 18 de Agosto, em S. Tomé e Príncipe, o Festival Gravana 2002/Estação da Cena Lusófona, uma acção conjunta com o Grupo HB (S. Tomé) e a Direcção Nacional de Cultura sãotomense.

A Estação ultrapassa o conceito de mero festival, caracterizando-se pelo carácter multidisciplinar com que aborda o fenómeno das artes performativas no universo da lusofonia, nomeadamente devido à intenção muito clara de permitir/proporcionar aos participantes a possibilidade para apresentar projectos, aprofundar experiências, debater metodologias e planear novos percursos.

Nesta Estação confirma-se esta vocação: para além da apresentação de espectáculos de teatro, dança e música vão realizar-se outras actividades, das quais destacamos o Fórum/Debate, que acompanha quase diariamente as actividades, espaço privilegiado para debater as co-produções, acções de formação e, neste caso em particular, uma atenção especial ao Tchiloli e ao Auto de Floripes. Mas realizam-se ainda exposições de fotografia em torno das artes performativas sãotomenses e das acções realizadas no âmbito do projecto da Cena Lusófona. Simultaneamente, têm lugar três oficinas, para a comunidade local: uma de escrita teatral, dirigida pelo dramaturgo angolano José Mena Abrantes, uma técnica, dirigida por Orlando Worm e uma para actores, dirigida pelo encenador Rogério de Carvalho.

Deve-se ainda salientar outra das intenções programáticas da Cena Lusófona presente neste evento, a inventariação e requalificação dos espaços cénicos, nos países lusófonos, com vista à criação de uma rede de circulação de espectáculos desenvolvendo, ao mesmo tempo, contactos com vista à sua recuperação. Assim, e no âmbito da organização desta Estação, procedeu-se à intervenção no Teatro Marcello da Veiga, restituindo-lhe a sua função original de sala de apresentação de espectáculos e, deste modo, reactivando a única sala de espectáculos digna desse nome no arquipélago.

Esta é a quinta Estação organizada pela Cena Lusófona desde a sua fundação, em 1996, tendo já sido realizadas outras em Moçambique (Maputo, 1995), Brasil (Rio de Janeiro, Recife e S. Paulo, 1996), Cabo Verde (Mindelo, 1997) e Portugal (Coimbra, Braga e Évora, 1999). Em anexo segue o programa detalhado dos eventos, bem como imagens dos espectáculos do Bando, da co-produção Quem Me Dera Ser Onda e algumas artes performativas de São Tomé, como o Tchiloli, Quiná ou o Auto de Floripes.

retroceder

In�cio