Em 2003 inaugurou-se um espaço de programação multidisciplinar, que se traduziu na realização de pequenos eventos para o espaço do Café Santa Cruz, em Coimbra, e a que se deu o título genérico de “A Cena no Café”. Este espaço tem como objectivos:
a) proporcionar um ponto de contacto directo entre o público e as mais diversas manifestações artísticas do universo lusófono e os seus criadores;
b) criar um espaço informal de divulgação das culturas, multidisciplinar, aberto também a propostas externas, com projecção de filmes/documentário, contadores de histórias, apresentação de livros, revistas e/ou outras publicações, música e a criação de espaços de reflexão;
c) promover a aproximação entre as comunidades de residentes lusófonos em Portugal.
Interrompida em 2005, esta iniciativa regressou em 2009, num formato ligeiramente diferente, que já não passa exclusivamente pelo Café Santa Cruz, nem pela cidade de Coimbra. Pretende-se alargar a outros locais e a outros públicos, embora mantendo este conjunto de princípios e objectivos essenciais.
13 de Janeiro de 2003
Mopiopio
Exibição do filme do realizador angolano Zézé Gamboa, com a presença do próprio.
27 de Janeiro de 2003
Céu aberto
Exibição do documentário de Graça Castanheira (Moçambique).
10 de Fevereiro de 2003
Insularidades
Exibição do documentário de Carlos Brandão Lucas sobre Cabo Verde, com a presença do realizador.
10 de Março de 2003
O espelho de África
Exibição do documentário de Miguel Vale de Almeida sobre a herança africana em Salvador da Bahia, seguida de debate com o próprio realizador.
24 de Março de 2003
Outros bairros
Exibição do documentário de Vasco Pimentel e Inês Gonçalves sobre os cabo-verdianos de segunda geração na periferia de Lisboa, seguida de debate com os realizadores.
11 de Abril de 2003
“Crónicas da Maianga” e “Como se o mundo não tivesse leste”
Apresentação de dois livros do antropólogo angolano Ruy Duarte de Carvalho, com a presença do próprio e realizada por Oswaldo Manuel Silvestre.
14 de Abril de 2003
“Ilhas de Fogo” e “Atlântico – romance fotográfico”
Apresentação de dois livros de Pedro Rosa Mendes, com a presença do próprio.
26 de Maio de 2003
Histórias e canções de Cabo Verde
Concerto de Celina Pereira.
9 de Junho de 2003
Setepalcos – número especial dedicado ao teatro galego
Apresentação do número 4 da revista Setepalcos, com o Presidente do IGAEM – Instituto Galego das Artes Escénicas e Musicais, D. Amado Ricón Virulegio e a intervenção do contador de histórias galego Candido Pazó.
16 de Junho de 2003
A cena de Dario Fo
Apresentação do livro de Neyde Veneziano (Brasil), com a presença da própria.
7 de Julho de 2003
Brincar Tabanca
Exibição do documentário de Carlos Brandão Lucas sobre o ritual cabo-verdiano.
21 de Julho de 2003
Kuxa Kanema
Exbição do documentário de Margarida Cardoso (Moçambique) sobre o cinema moçambicano no período pós-independência, com a presença da própria.
25 de Maio de 2005
A dança contemporânea em Angola e “A magia das palavras”
Apresentação do documentário de Jorge António “Outras frases”, sobre a coreógrafa Ana Clara Guerra Marques (com a presença da própria e do realizador) e do livro “A magia das palavras”, do escritor angolano Carlos Ferreira (Cassé), igualmente presente na sessão.
3 de Julho de 2009
Coimbra, bar do Teatro da Cerca de São Bernardo
Newton Moreno
Conversa com o dramaturgo, actor e encenador brasileiro Newton Moreno, que apresentou e comentou alguns excertos dos seus espectáculos, apresentados em vídeo.
16 de Novembro de 2009
Coimbra, café-teatro do Teatro Académico de Gil Vicente
Intersecções – antropologia e arquitectura em debate
Com os arquitectos José António Bandeirinha e Paulo Providência e os antropólogos Luís Quintais, Nuno Porto e Sandra Xavier.
4 de Dezembro de 2009
Coimbra, bar do Teatro da Cerca de São Bernardo
“Fazê di Conta” + “O espectáculo da palavra”
Documentário de Patrícia Poção apresentado por Miguel Seabra (Teatro Meridional) e espectáculo de Cándido Pazó, no âmbito do Encontro Internacional sobre políticas de intercâmbio (Coimbra, 3 a 6 de Dezembro de 2009).
31 de Março de 2010
Lisboa, Casa da Morna
setepalcos , 6 – Teatro em Cabo Verde: lançamento em Lisboa
Com Arnaldo Andrade, Embaixador de Cabo Verde em Portugal; Augusto Baptista, coordenador editorial da revista setepalcos; Odete Môsso, actriz e investigadora.
10 de Abril de 2010
Coimbra, Mercado do Quebra Costas
setepalcos , 6 – Teatro em Cabo Verde: lançamento em Coimbra Com Augusto Baptista, coordenador editorial da revista setepalcos; Odete Môsso, actriz e investigadora; Maria José Azevedo Santos, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra; Nuno Porto, antropólogo e investigador; Andrzej Kowalski, realizador.
28 de Abril de 2010
Porto, foyer do Cinema Nun'Álvares
setepalcos , 6 – Teatro em Cabo Verde: lançamento no Porto
Com Carlos Machado, Cônsul Honorário de Cabo Verde no Porto; Augusto Baptista, coordenador editorial da revista setepalcos; José António Bandeirinha, arquitecto e coordenador do Inventário de Espaços Cénicos dos Países Africanos de Língua Portuguesa; Flávio Hamilton, actor e membro fundador da Burbur; João Branco, Director do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo e responsável pelo Mindelact.
29 de Março de 2011
Coimbra, bar do Teatro da Cerca de S. Bernardo
Apresentação do N.º 65 da Revista Galega de Teatro (RGT), com leitura de excertos da peça “Nunca estive em Badgad”, de Abel Neves, por actores d'A Escola da Noite – Grupo de Teatro de Coimbra
Com Anton Lamapereira e Vanesa Sotelo (RGT), Abel Neves e António Augusto Barros.
11 de Abril de 2011
Braga, salão nobre do Theatro Circo
Apresentação do N.º 65 da Revista Galega de Teatro (RGT)
Com Anton Lamapereira e Vanesa Sotelo (RGT), Pedro Rodrigues e Rui Madeira.