A Cena Lusófona organiza, desde 1995, encontros teatrais nos vários países lusófonos. As Estações da Cena Lusófona, nome dos encontros mais representativos, realizaram-se já em Moçambique (Maputo, 1995), Brasil (Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, 1996), Cabo Verde (Mindelo, 1997), Portugal (Braga, Coimbra e Évora em 1999 e Coimbra, em 2003) e em São Tomé e Príncipe (2002).
Ao longo das seis Estações traçou-se um perfil para estes encontros. O objectivo não seria uma montra massificada de espectáculos e grupos, mas um momento para apresentar resultados das acções que se vão desenvolvendo ao longo do ano, aprofundar experiências, debater metodologias e encontrar novos caminhos.
Para estas Estações são convidados ainda alguns espectáculos representativos desse contexto lusófono que constituem outros pretextos acrescentados para o debate e para a avaliação pública sobre as potencialidades culturais e sociais do intercâmbio teatral na CPLP.
O Teatro é o prato forte das Estações mas as programações têm incluído diversificados projectos nas áreas musical, da dança e do audiovisual, para além de debates, oficinas, encontros temáticos e exposições.