Comunicados de imprensa

Comunicado de imprensa – 27/Junho/2002

Nota de Imprensa

“Cena Aberta” inicia nova estratégia de divulgação


“Cena Aberta”, é o título da mais recente iniciativa editorial da Cena Lusófona – Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral. Trata-se de um jornal, ou “news letter”, que tem como objectivo divulgar de forma regular, e o mais completa possível, as actividades que a Cena Lusófona vai desenvolvendo pelos oito palcos da Lusofonia. O primeiro número do nosso boletim impresso (edição zero), que conta com 12 páginas (4 a cores), já está na rua, sendo de distribuição gratuita, e com uma tiragem inicial de 1000 exemplares.
Para além de estar a ser enviada a associados, comunicação social, centenas de personalidades/entidades que de alguma forma possam estar relacionadas com a nossa acção ou ao mundo do Teatro, bem como a quem a solicitar aos nossos serviços, a “Cena Aberta” já foi também colocada em diversos locais, como o espaço da Companhia de Teatro de Braga, Teatro Garcia de Resende (espaço do CENDREV, em Évora), Teatro da Comuna (acompanhando o espectáculo que o Teatro Meridional ali tem em palco) ou Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra).

A circulação restrita da edição em papel é compensada, por outro lado, pela sua edição em formato digital, de fácil consulta para quem tem acesso a sistemas informáticos e à World Wide Web. De facto, os seus conteúdos e respectivo enquadramento gráfico estão já igualmente disponíveis no nosso sítio na Internet (, constituindo assim um instrumento valioso de actualização da divulgação da actividade da Cena Lusófona. Neste número inaugural o destaque vai para o álbum fotográfico/ensaio “Floripes Negra”, de Augusto Baptista, recentemente editado pela Cena; o nascimento da companhia teatral “Os Fidalgos” da Guiné-Bissau; a nossa última grande acção formativa em Angola, que culminou no espectáculo “Quem me dera ser onda”; a co-produção em associação com o grupo lisboeta Bica Teatro, que resultou na peça “Vim-te Buscar”; ou para o arranque das nossas actividades de intercâmbio com Timor Leste, entre outros assuntos.

Como sublinha em nota editorial o presidente da direcção da Cena Lusófona, António Augusto Barros, «o carácter deste projecto de geografia plural tem condicionado a sua visibilidade e a apreensão global das suas actividades. Este Cena Aberta pretende combater essa dificuldade. Mas, para lá dessa lógica interna do projecto, o intercâmbio cultural no âmbito da CPLP reclama o alargamento das participações, em ideias, em projectos. Daí também a razão deste novo espaço. Um espaço aberto ao contributo dos outros, um espaço que “provoca” o contributo dos outros. Cena Aberta, pois».

retroceder
In�cio