Edições

Postal1

Auto de Floripes

Augusto Baptista

€2,50

Quantidade
9

Importante manifestação do teatro popular em África é o Auto de Floripes. Anualmente, a 15 de Agosto, este Auto tem por palco a cidade de Santo António, na ilha do Príncipe, República de S. Tomé e Príncipe. A luta entre cristãos e mouros, com referência ao tempo antigo, é o tema do Auto na ilha do Príncipe. O mesmo tema, afinal, de outras reminiscências dos velhos autos medievais que encontramos hoje noutros palcos, noutros países e continentes.

Os diversos estudiosos convergem no entendimento de que esta fórmula de teatro popular terá em anos recuados irradiado da Península Ibérica para África e América do Sul (Brasil e México). A corroborar este ponto de vista assinale-se a proximidade entre este Auto de Floripes, no Príncipe, e outras manifestações contemporâneas de teatro popular com assento no Norte de Portugal, região de Entre Douro e Minho (designadamente o Auto da Floripes, na povoação das Neves, próximo de Viana do Castelo). Entretanto, resultado da longa incorporação dos valores e da cultura do povo da Região, o Auto de Floripes, na ilha do Príncipe, tem hoje uma configuração própria e única. O Auto é prato forte das festas populares de S. Lourenço, as mais importantes da ilha.

Nestes dias de festa, Santo António do Príncipe, a cidade mais pequena do mundo, acorda ao som de cornetas e é trespassada por golpes de espada, anima-se em disputas e combates antigos. Madrugada alta até noite dentro, nas ruas, vielas e becos, é o teatro a tomar de assalto a cidade. E, neste jogo de faz-de-conta, actores e público, passado e presente, cristãos e mouros, entrecruzam-se num longo, vivo e inesperado espectáculo. Não há palavras, só visto!

O Auto de Floripes na ilha do Príncipe é uma preciosa sobrevivência de tempos idos, um valor contemporâneo a estreitar povos com culturas diversificadas, uma jóia do teatro popular a nível dos Sete. Enfim, razões de sobra a legitimarem a edição desta colecção de postais, estímulo, fonte para a mobilização de apoios a este velho e sempre renovado Auto de Floripes.