Edições

DVD

Soia

Ivo M. Ferreira

€15,00

duração
26' + 53'

Soia di Príncipe

Com este filme, o realizador Ivo M. Ferreira inicia a aventura de um projecto mais vasto: registar presenças e as performances dos narradores orais do universo lusófono. Privilegiados herdeiros e transmissores das culturas locais, gente que se destaca em pequenas (às vezes pequeníssimas) comunidades pela sua função lúdica, artística e pedagógica, estes narradores permanecem desconhecidos e a sua performance e função ignoradas para além das suas comunidades. Este documentário inicia não só, esse registo, mas também o processo árduo da sua identificação e localização, a procura e as condições de um encontro possível.

António Augusto Barros

À Procura de Sabino – Soia di São Tomé

Com este filme avança o projecto de registar as presenças e as performances dos narradores orais do universo lusófono. Depois de um primeiro contacto com esta realidade em São Tomé e Príncipe quando realiza Soía di Príncipe, Ivo Ferreira, acompanhado de Sabine Durand-Viel (que tinha já gravado o som no primeiro projecto), volta ao mesmo país com a mesma missão mas numa ilha muito maior, com os histórias e contadores ainda mais dispersos. Na bagagem trazia o património de que o primeiro filme deixou ao documentar um tema de que quase nada se sabia antes.

Depois de muito ter ouvido falar de Mestre Sabino, célebre contador de histórias, decide torná-lo protagonista desse novo filme. Mas ao aterrar na Ilha de São Tomé percebe que não é fácil encontrar Sabino, e que ele dizem-lhe que o mais natural é pode mesmo ter já falecido. Começa então uma procura pelo mestre. Pelo caminho conhece outros contadores que vai filmando. O encontro com Caustrino Alcântara, grande conhecedor da cultura popular São Tomense, foi crucial para melhor se perceber e sistematizar os tipos de Soía – estória. Foi em Nojos que se encontraram contadores no seu palco natural e onde ainda hoje resistem. Mas vivo ou defunta como está hoje a tradição oral, encontramos Sabino.